sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dia de chuva...


...Sem nada para fazer!
Na verdade, eu devia estar no cursinho agora. Mas estou com preguiça. Então não sei se vou, se não vou ou se chego na 3ª aula. Não sei.
Já faz algum tempo que não escrevo. Não há problema algum faltar aula, uma vez que, vou fazer algo mais útil em casa. Sim, vou escrever...
Coisas que tenho pensado nos últimos dias:
-O ano está acabando e eu não sei se evolui, mudei, cresci;
-Faltam 13 dias para terminar meu propósito. E, caramba! Passou tão rápido;
-Penso simultaneamente em viajar para o exterior, tenho metade da grana necessária, em dois anos junto mais money e posso viajar;
-Vou fazer 18 anos daqui 141 dias. (tá ok, tem um tempinho pela frente, mas passa rápido tá legal!...) OMG (Óh My God). O que será de mim? Sou quase adulta já, ah eu não quero. Droga! É tão bom ser criança. Isso é realmente dramático. É desesperador, vejo pequenos tracinhos na minha testa quando olho no espelho, serão rugas? Sinais comprovando que estou ficando velha?
Chega! Next...
-Next?
Acho q é só isso mesmo.

Enfim, hoje quero falar sobre algo que tem acontecido com o MUNDO. Algo que me preoculpa e te preocupará depois que você ler isso aqui.

Escassez de água.

"Dentro de 20 anos, uma proporção de dois terços da população do mundo deve enfrentar escassez de água, de acordo com a FAO, Agência da Nações Unidas para Agricultura e Alimentação" - Diz a ONU em 15/02/2007;
"O mundo só poderá alimentar a população adicional de 2,3 bilhões de pessoas até 2050 por meio da conservação da água e da produtividade do campo" - Diz o diretor do Instituto Internacional de Gerenciamento da Água, Cólin Chartres em 14/08/2009;
" A Unesco diz que cinco bilhões de pessoas podem sofrer com a falta de saneamento básico até 2030" - segundo o Artigo da Globo em 05/06/2009.

Então a água do planeta vai acabar?
Com certeza. Cedo ou tarde, se continuarmos a desperdiçar água, como se fosse um bem inacabável, ou nós mesos sofreremos as consequências, ou os nossos filhos ou netos. Muitos não acreditam. Não sei qual é a opnião de cada um. Mas eu prefiro acreditar na realidade.
Segundo o Wikipedia, mais de um milhão de pessoas não tem acesso a água limpa suficiente para suprir suas necessidades básicas diárias. Nós estamos tão acomodados com nossa rotina e com nosso conforto diário que esquecemos o que está acontecendo com o resto do planeta naquele exato momento, esquecemos que a água é um bem precioso, essencial para vida, não temos dado o devido valor à esta.
Eu realmente me importo com isso e também com outros fatores, como a poluição, a pobreza, a desigualdade. São coisas que me incomodam e me preoculpam profundamente. A escassez de água é uma delas, eu não me conformo quando vejo uma torneira pingando ou quando vejo alguém escovar os dentes com a torneira aberta. E quando tomo banho, fico pensando para onde está indo toda aquela água (água limpa, a sujeira é mínima). Sabe às vezes fica parecendo que eu sou a chata da história, mas a verdade é que as pessoas simplesmente não ligam, não se importam, esquecem que o nosso planeta é construído ou destruído pelas nossas atitudes. Precisamos nos importar mais com a natureza, com as pessoas...

Cada habitante de São Paulo consomem 400 litros de água por dia, sendo que, a Organização Mundial da Saúde recomenta 80 litros de água por dia. Ou seja é 5 vezes mais que o recomendado pela OMS. Já não é novidade que consumimos muito mais água do que deveriamos consumir e do que o necessário. Se economizassemos nos mínimos detalhes, como:
-Não deixar a torneira aberta ao escovar os dentes e ao ensaboar a louça;
-Diminuir o tempo no banho, isto é, não ficar se "enrolando" para sair do chuveiro. É muito bom ficar debaixo da água quentinha... Mas é desnecessário;
-Reutilizar água, por exemplo, lavar o carro ou a calçada com a mesma água que foi usada para lavar a roupa;

...Seria um favor enorme para o PLANETA.

0 comentários:

Postar um comentário

Template by:
Free Blog Templates